.
Nos Caminhos da Cultura tem o intuito de levar o leitor nesta viagem ao lúdico imaginário das manifestações culturais do Brasil, trazendo um novo olhar sobre as manifestações culturais, com uma linguagem menos acadêmica e mais humana, uma espesse de diário de bordo da cultura.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Reisado

È uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando em comemoração ao nascimento de Jesus e em honra ao Reis Magos, estendendo-se até fevereiro, para a prática ritual do enterro do boi. ou divino e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis, e cavalo marinho, sofrendo algumas alterações conforma o lugar onde é apresentado. O Reisado é de origem portuguesa e instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano. O Reisado se compõe de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triânguloe pandeiro. Durante a brincadeira, pessoas de destaque são envolvidas no diálogo, aliais sátira, humor e picardia são elementos próprios do Reisado. A figura do "Boi Janeiro" surge no meio da brincadeira, provocando delírio na platéia pois, que ele entra na roda, consegue trazer consigo toda a magia, todo um movimento de fascínio e fantasia.

Entendido como quase uma figura sagrada, o Boi, na verdade faz parte da vida do nordestino, que o sacrifica sempre em nome da sobrevivência. O Reisado costuma iniciar sua função as 22 horas, indo a depender da resistência dos seus participantes até o outro dia. É dançado em barraco de palha, porta de bodega ou casa de alguém que convida o grupo.  Os cantos do Reisado obedecem a uma ordem alternada, de acordo com o animo da brincadeira. A cantoria começa, com o deslocamento do grupo para o local da função, cantando-se primeiro o "Bendito", em louvor a Deus, para que a brincadeira seja abençoada e autorizada. A partir dai, começam as "Jornadas", o enredo é formado por peças encadeadas ou não e com os mais diversos motivos, seja amor, de guerra, religião, história local ou de época. O "Caboclo" ou "Mateus" e a "Dona de Baile" são peças fundamentais da brincadeira.  "Partidário" é o nome que se dá a uma espécie de estandarte, com duas bandeirolas, em duas cores distintas representando os dois cordões enfileirados coreograficamente. Durante a dança, a disputa entre os cordões e a beleza visual, musical e coreográfica dos dois fazem o espetáculo.


O CONCEITO

Auto popular, profano-religioso, formado por grupos de músicos, cantores e dançadores, que vão de porta em porta, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, anunciar a Chegada do Messias, homenagear os Três Reis Magos e fazer louvações aos donos das casas onde dançam. No Brasil, o Reisado é espalhado em quase todo o território com os nomes de Reis, Folias de Reis, Boi de Reis ou apenas Reisado. Sua principal característica é a farsa do boi, que constitui um dos entremeios ou entremeses, onde ele dança, brinca, é morto e ressuscitado. Portanto, no sentido estrito, são Reisados em Alagoas, além do próprio Reisado, o Bumba-meu-boi e o Guerreiro. Marca alagoana dos Reisados é que no Estado ele sincretizou (misturou-se) com o AUTO DOS GONGOS, que por si próprio já era um Reisado.

A ORIGEM

A tradição é portuguesa. Em Portugal era costume os grupos de Janereiros e Reiseiros saírem pelas ruas pedindo que lhes abrissem as portas e recebessem a nova do Nascimento de Cristo. Os donos das casas recebiam os grupos e a eles ofereciam alimentos e dinheiro.

OS PERSONAGENS

Rei, Rainha, Mestre ou Secretário de Sala, Contra-mestre, Mateus e Palhaços. Em outros grupos são: Rei, Rainha, Mestre ou Secretário de Sala, Contra-Mestre ou Vassalo, dois Embaixadores, Contra-Guia, Contra-Passo, Moçambiques, Bandeirinhas, Palhaços e Mateus.

AS VESTIMENTA


Saiote de cetim colorido, adornado de gregas douradas ou prateadas. Chapéu de abas largas, guarnecidas de espelhos redondos, flores artificiais e fitas variadas.

EPISÓDIOS

Marchas de Rua, Pedido de Abrição de Porta, Marchas de Entrada de Sala, Louvação aos donos da casa, Louvação ao Divino, Guerra e Retirada. O auto é entremeado com danças dramáticas como a Guerra e Totêmicas*, como a Farsa do Boi com a Característica: morte, repartição e ressurreição. Farsa do Jaraguá, do Diabo e da Alma, além de outros. Existem ainda as peças (danças cantadas) com motivos românticos e circunstânciais e as Embaixadas, que são partes declamadas.
(* Crença no parentesco entre o homem e certos animais e plantas)

 MUSICAS OU PEÇAS

Musica de Abertura

Boa noite o de dentro
Posso entrar vou chegando agora  - bis
Boa noite o de fora seja
Bem vindo e entre sem demora

Peça De Estilo Romântico

Mandei fazê um bruquê prá meu amô
Mas sendo ele de bunina disfarçada.
Mas tem o brilho da estrela matutina,
Adeus menina sereno da madrugada.
Muito padece quem tem amor escondido
Padeço eu, por amor de uma donzela;
Uma saudade se incoloca no meu peito
Quando eu me lembro das feições do rosto dela.

Peça De Tema Circunstancial


O tocador rufa a caixa e toca o bombo
Agora mesmo avistei sina de guerra,
Mas quando ouço a corneta toca,
Meus óio pega a chorá
Me lembro da minha terra.
Ó minha gente, ó pessoá de Princesa,
Porque não conta esta história bem contada,
O avião que o nosso reis mandou,
Antes do campo pousou    — bis
Num pôde tomá chegada.

Peça Em Estilo Religioso Popular

Ô Biata Ô Biata Mocinha,
Me dizei pronde foi meu padrinho!
Meu padrinho, ele viajou,
Oi ele deixou, Juazeiro sozinho.

Despedida

Não chore meu amado rei não vejo de que chorar
Não chore meu amado rei Não vejo de que chorar
Só chore pela despedida que eu quero, que eu quero mi arretira
Os olhos do amado rei são duas tochas acesa
Alumiando onde estar o séculos dos séculos,
O centro da natureza,
Não sei com qual coração, embarco nesse vapor,
Não sei com qual coração, embarco nesse vapor,
Adeus meu pai adeus mãe, senhora ohahia
Minha mulher meu amor
não sei com que coração embarco nesse navio,
não sei com que coração embarco nesse navio,
Adeus meu pai adeus, mãe senhora ohahia
Adeus o água dos rios

ACOMPANHAMENTO

Harmónica (sanfona), Tambor (zabumba) e Pandeiro.

LOCALIZAÇÃO

Palmeira dos índios, Viçosa, Major Isidoro, Maravilha, Mar Vermelho, Monteirópolis, Olho D'Água do Casado, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário