.
Nos Caminhos da Cultura tem o intuito de levar o leitor nesta viagem ao lúdico imaginário das manifestações culturais do Brasil, trazendo um novo olhar sobre as manifestações culturais, com uma linguagem menos acadêmica e mais humana, uma espesse de diário de bordo da cultura.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Grupo de Guerreira


O Guerreiro é formado por mulheres que dançam em dois cordões, puxados pelas embaixadoras, trajadas com meiões, saias, capas, capacetes e espadas. No meio dos cordões, dançam a Guia, a Rainha e a Princesa ritmos com valsas, marchas e baiões acompanhados de rabeca, sanfona, zabumba, caixa e triangulo. Participam também do grupo os entremeios, personagens que durante a brincadeira são chamados através de uma música própria. Eles dançam e na maioria das vezes encenam interagindo comicamente com o público. Entre eles se destacam: a Mamãe Velha, o Guriabá, o Velho Anastácio o Bacurau e a Carolina.


Mestra Maria Margarida da Conceição, mestra Margarida, é alagoana. Foi morar em Juazeiro do Norte com sua família aos oito anos, tendo nesta época, coincidentemente, contato com um grupo de Guerreiro alagoano do mestre Amaro. Sua madrinha Ágada também era mestra de reisado. Essa vivência junto às recordações de outras manifestações da sua terra como Baianado, pastoril, caboclinho e chegança, formaram sua incrível memória musical. Aos 18 anos Margarida já era mestra de um Guerreiro e sempre fez questão de ter mulheres em seu grupo. Margá, como também é conhecida, logo cativou as moças da comunidade que  demostraram interesse em participar do Guerreiro. Margarida teve, então, novamente seu grupo formado. Margarida esteve à frente deste grupo por três anos. já  participou do programa "Expedições" da Jornalista Paula Saldanha, na TV Cultura. Margarida atualmente é mestra de um outro grupo.

Um comentário:

  1. Muito bom o blog, parabéns.

    Gostaria de mais informações sobre o grupo de Guerreira, pois conheço apenas o Auto de Guerreiros tradicional (com homens e mulheres, vestindo trajes de Mestre, Rainha etc).

    Achei muito interessante esse grupo ser apenas de mulheres, e fiquei muito interessado em saber mais detalhes. Onde posso ter fontes?

    ResponderExcluir